Hello World — Resiliência em tempos de crise
Primeiramente. Obrigado a você que teve interesse em ler o que começo a escrever a partir de hoje. Tenho minha conta no Medium a algum tempo consumo conteúdo mas nunca me dediquei a publicar algo, até não por falta de vontade mas por rotina de outras coisas. E é um pouco sobre estas outras coisas que venho escrever para vocês hoje.
Trabalho com Desenvolvimento de Sistemas atualmente Front-end em uma empresa aqui de Porto Alegre. Sou dono de uma empresa chamada Masters Mx e que em 2015 precisei infelizmente deixar um pouco o sonho de ter o próprio negócio de lado para sobreviver e alimentar um pequeno Golden Retriever de 45kg chamado Simba.
Quando em 2011 decidi largar um emprego bom na minha área para seguir um sonho que tinha des de pequeno o frio na barriga bateu mas a vontade era maior que ela. A jornada é complicada, muito energético ansiedade, medo. Os projetos vem atrasos ocorrem, problemas acontecem. Você tem seu carro arrombado em um supermercado e levam seu notebook com um projeto de potencial muito bom que você não havia feito backup. É amigo a primeira tijolada vem e te acerta no meio. Primeiro projeto cancelado.
Você continua pois são coisas que acontecem, investe em um novo computador e segue em frente. São muitos leões para se matar e algumas mulas para se aturar. Consegui manter projetos funcionais ver a empresa prosperar por 5 anos. Vi pessoas que não acreditavam me falar que gostariam de ter tido a coragem que tive quando eram mais novos.
Tentar e fracassar entra na rotina, mas sempre vão existir pessoas que acreditam e investem em você e em seu projeto. Posso dizer que não sou de família rica e não herdei o negócio da família, mas tive a melhor investidora que se pode ter. Dona Sandra minha amada mãe, investiu em mim quando tinha e quando não tinha. Quando inventava um negócio para fazer dinheiro mas que não ia muito adiante. Responsável por me dar meu primeiro computador 486 dx, de Com um 16 cores e um mouse que não funcionava no qual com a ajuda de um Guru chamado Gelson fez o teclado virar um mouse pelas setas do teclado numérico. Ahh só para saberem Gelson é meu tio físico e também da área de tecnologia, lembro dele me mostrando como clicar em um botão e fazer uma imagem de um foguete andar na tela a alguns bons anos em VB6(Visual Basic) este mesmo que instalou a primeira versão do Front-Page naquele 486 e que em 2001 conversamos e eu disse que queria fazer sites, como aprendi?
Simples…
1 — Ente em um site;
2 — Clique com o direito do mouse e exiba o código fonte;
3 — Copie o código e cole no seu editor de html;
4 — Abra o arquivo no navegador;
5 — Edite o código copiado e veja o que acontece;
Foi o roteiro que me foi passado e que funcionou. Mas não é só isso.
Empreender e quem é empreendedor sabe, é deixar muitas coisas de lado, dizer não para gastos, passeios roupas da moda, lançamentos de jogos, festas …
Mas e a resiliência?
Bom pessoal do meu ponto de vista a resiliência é um exercício e que precisa de algum esforço de sua parte. Tudo o que resumi aqui e é sério não contei muita coisa para não virar um livro. Procure na sua vida coisas que te inspiram e que te fazem seguir em frente, isso te da força para levantar e seguir. Como já dizia nosso amigo Alfred Thaddeus Crane Pennyworth
Para que caímos Sr. Wayne… Para aprendermos a nos levantar.
Hoje estou tentando levantar novamente minha empresa e sei que em breve voltamos ao trilho. Se você leu até aqui obrigado e te desejo muita força. Pretendo trazer um conteúdo legal aqui para quem é desenvolvedor ou não.
Não desista de seus sonhos pois sonhar é um grande passo para o futuro.
Michel Anderson Lütz Teixeira